quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

“ABELHA NÃO FAZ MAL, ABELHA FAZ MEL!”


escrito por: Rodrigo Tariga


Bom com a chegada da primavera começou a verificar-se um grande aumento na população das abelhas, a reprodução é maior durante esta estação do ano porque há um aumento das flores e da polinização, como consequência elas começam a buscar lugares para instalar sua nova colmeia.

É recomendado para pessoas, se não são apicultores ou habilitadas para tal fim, que não tentem remover, queimar, etc. Para isso é recomendado entrar em contato com apicultores especializados que fazem a remoção dos enxames. A Associação Gaúcha de Apicultores - AGA possui alguns apicultores que atendem região de Porto Alegre e municípios vizinhos. Os bombeiros também fazem a remoção dos enxames, normalmente nos casos que há elevado risco.


Lembro a todos que as abelhas não são animais domésticos, a raça que temos no Brasil (abelhas africanizadas) é extremamente defensiva na proteção de suas colmeias, por isso é necessário conhecermos bem as outras condições que aumentam a agressividade das abelhas. Dentre eles podemos considerar: movimentação intensa nas proximidades da colmeia; fatores climáticos como: vento, chuvas e tempo instável; cheiros estranhos para elas, como os de perfume, desinfetantes, etc.; determinadas cores como preto e marrom; ficar na linha de voo das abelhas em frente ao alvado (entrada da colmeia); presença de animais; vibração excessiva; fumaças de combustíveis; corte de gramas e árvores, etc.


Em caso de acidente (foi picado pelas abelhas) encaminhe, se necessário, para atendimento em uma unidade de saúde mais próxima para medicação, pessoas hiper-alérgicas devem ser encaminhadas no menor tempo possível para receber atendimento porque elas tendem a um choque anafilático (rápida constrição das vias aéreas com risco de óbito).

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu pai é apaixonado por abelhas, ele não é criador de abelhas, ele é produtor de mel!!!!! ASS:FRAN

Unknown disse...

Socorro genteeeeeee.Todos sabemos da importância das abelhas.Há um ano tem um exame morando numa árvore oca,perto da minha casa.Uma rua de movimento.Os moradores desta rua procuraram solução.Infelizmente não houve.Ontem passei pela mesma árvore e vi que tinha colocado cimento para impedir as abelhas de saírem.Ajudem por favor.

Unknown disse...

Sem abelhas a vida na terra nan seria como concebemos hoje, atualmente se elas entrarem em em processo de extinção devido o elevado numnúm de agrotoagrot e poluição, nos humanos também vamos ou no mimínimo nos vamos ter que mudar toda a nossa dieta alimentar, infelizmente a maioria das pessoas não têm noção disso.